Você que abriu seu Instagram nesta última quarta (17/07/2019), se deparou com uma mudança bem notória: Cadê o número de likes nas fotos e vídeos?
Primeiramente, pesquisamos em alguns sites para entender melhor a finalidade da mudança, e sabermos o que isso influenciará para os profissionais de maquiagem, quais as consequências dessa mudança no nosso dia a dia.
Entenda o que aconteceu
A plataforma Instagram passou a ocultar o número de curtidas em fotos e vídeos a partir desta quarta-feira (17), com o objetivo de tentar diminuir o clima competitivo que criou entre os usuários, fazendo com que as pessoas passem a interagir de forma mais natural, contando suas histórias sem esperar os tais ‘’likes’’. O teste foi realizado primeiramente no Canadá, em maio deste ano, e como surtiu um efeito positivo, eles resolveram dar continuidade e expandir em outros países, chegando ao Brasil.
De acordo com o empresário e fundador do Segredos da Audiência Ao Vivo, um dos maiores eventos de Marketing Digital do Brasil Samuel Pereira, em sua entrevista a rádio CBN, a iniciativa para terem ocultado o número de likes tem como objetivo uma tentativa de voltar a essência que tinha esse rede social no início da sua criação, tais como: voltar a produzir conteúdo sem ter aquela métrica competitiva de curtidas, uma vez que o Instagram tem como propósito compartilhar o dia a dia da pessoas, compartilhar conteúdos produtivos. Outro atrativo no aplicativo será a criação de uma nova aba com um ícone de Shopping, facilitando a compra de produtos por meio da rede social.
Assista a entrevista:
Já segundo o site Olhar Digital diz que a ideia do Instagram é que a matéria publicada na rede social seja o destaque e não o número de likes, já que isso foi identificado como uma métrica de vaidade, aonde o aplicativo mostrava um estilo de vida impecável no qual as pessoas muitas vezes não podem atingir.
Para finalizar, o site Techtudo informou que com o fim da visualização do número de likes, o Instagram pretende combater a venda de seguidores e curtidas para influenciadores digitais, tornando a interação mais orgânica possível.
E para os profissionais da maquiagem, o que isso influência?
As perspectivas são positivas, pois essa ocultação de likes criou um distanciamento muito grande entre os níveis de maquiadoras. Até mesmo profissionais com 4 ,5 anos de mercado, com uma qualidade técnica inquestionável, acabavam passando despercebidas por avalanches de likes de pessoas com maior popularidade e engajamento.
Agora, o que começa a importar, não são mais os likes, e sim, a maquiagem, o conteúdo, a qualidade, a técnica, o resultado final. Independente da quantidade de curtidas, agora o parâmetro de comparação será o resultado final de seu trabalho.
Continue em constante evolução, aperfeiçoamento, participe de cursos, masterclass, eventos, e esteja sempre disposta a aprender. Aproveitando a mensagem, o Makeup PRO publicou uma plataforma que lista todos os eventos de maquiagem do Brasil, acesse: http://eventos.makeup.pro.br/
Por fim, nos basta ficar com aquela pulga atrás da orelha. E para o Instagram, essas mudanças são positivas ou negativas?
Será o fim do Instagram? Ou essas mudanças retomaram a atratividade da ferramenta social mais querida pelas maquiadoras do Brasil?
Aguardemos os próximos passos para ver o que acontecerá com o futuro do Instagram.
O que você acha ? Deixe aqui seu comentário. Beijão.
Nao vai fazer falta, ta cada vez pior, os posts jah nem davam mais likes mesmo.
Ficou bem melhor sem essa ‘briga’ de likes.